Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Um gato-do-mato-pequeno, espécie felina ameaçada de extinção, foi resgatado nesta sexta-feira (16), em Ubatuba, após entrar em uma embarcação no Saco da Ribeira. O animal foi levado para uma reserva no bairro Taquaral.
De acordo com o biólogo, Lucas Ramiro, ele foi acionado por Rodrigo Cabral a pedido do dono da embarcação, que encontrou o animal. “O bicho estava dentro de uma embarcação no Saco da Ribeira. Provavelmente o bicho foi acuado por cachorro de noite. Aí veio navegando até a Enseada”.
Ele contou que, com o auxílio de um balde, conseguiu laçar o felino, que foi levado para uma área de mata, uma reserva. “Tive a ajuda de Julie Velloso, quem acionou foi Rodrigo Cabral. Meu pai Jefferson Ramiro ajudou também. Como é uma área urbana, é um péssimo ambiente para esse bicho, com risco de ataque de cachorro, doenças. Daí soltamos em uma reserva”, contou.
No vídeo os tripulantes do barco imaginam que seria uma jaguatirica, mas na verdade o animal é um gato-do-mato-pequeno que, junto com Leopardus tigrinus, é a menor espécie de felino do Brasil. Ele possui porte e proporções corporais semelhantes ao gato doméstico, com coloração bem variável, com tonalidades entre o amarelo-claro e o castanho-amarelado.
O felino pode ser visto nas regiões sul, sudeste e centro-oeste do Brasil, além do Paraguai e nordeste da Argentina, ocupando geralmente ambientes variados, desde áreas mais abertas àquelas com vegetação densa. A dieta dele é composta por mamíferos muito pequenos, aves e répteis.