Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, é a cidade mais vulnerável às mudanças climáticas do estado, segundo o novo relatório divulgado pelo Índice de Progresso Social (IPS). O índice é feito com base em 57 indicadores sociais e ambientais e tem por objetivo medir a qualidade de vida dos 5.570 municípios brasileiros.
No quesito vulnerabilidade às mudanças climáticas, os cientistas avaliam o quanto os municípios trabalham sobre o tema, como moldar políticas de saúde e também de proteção de encostas e dragagem de rios.
O Índice de Vulnerabilidade Climática Municipal usado pelo IPS é do Instituto Votorantim, ONG que analisa negócios para um futuro sustentável. O dado envolve a avaliação dos riscos de inundação, enchente, escassez de água, alagamento e enxurrada, deslizamentos, incêndios em matas e florestas, redução ou inviabilização de setores da agropecuária e aumento da incidência de doenças relacionadas às mudanças climáticas.
Em uma escala que vai de 0 a 100, Ubatuba teve a maior pontuação dentre os 645 municípios do estado de São Paulo, alcançando um índice de 62,82. O risco de deslizamentos na cidade, por exemplo, é de 100. Já o risco de inundação, enchente, alagamento e enxurradas é de 81,51.
A cidade é seguida por São Simão, Queluz, Bertioga e Araçariguama como as mais vulneráveis. Entre as cidades menos vulneráveis às mudanças climáticas, aquelas que têm melhores condições de suportar alterações naturais e garantir segurança à população, estão Jundiaí, Louveira, Cordeirópolis, Lençóis Paulistas e Rio Claro.