Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O esporte de Ubatuba ganhou destaque internacional neste fim de semana. O jovem remador Kaique Passos, da cidade, integrou a equipe brasileira que conquistou, no sábado (16), em Niterói (RJ), o primeiro título mundial júnior da história do Brasil no va’a de longa distância. O time foi comandado por Lucas Miom, também de Ubatuba, técnico da seleção.
A disputa abriu o Campeonato Mundial de Va’a Longa Distância, com largada e chegada na Praia de São Francisco. Foram 16 km pela orla da Baía de Guanabara e Região Oceânica de Niterói. Os brasileiros tiveram uma prova equilibrada contra a tradicional equipe do Taiti, mas conseguiram desgarrar na metade do percurso e cruzaram a linha de chegada na primeira colocação. A Nova Zelândia completou o pódio.
A equipe campeã mundial foi formada por Kaique Passos (Ubatuba/SP), Luan Reis (Búzios/RJ), Felipe Rodriguez (Búzios/RJ, residente em Niterói), Eduardo Gadelha (Rio de Janeiro/RJ), Gabriel Miranda (Santos/SP) e Cauã Santana (Niterói/RJ).
Além do ouro por equipes, Kaique ainda terá mais um desafio: ele disputará também prova individual do campeonato, representando novamente Ubatuba e o Brasil.
Para o técnico Lucas Miom, a conquista é um marco para o esporte nacional: Essa conquista é extremamente significativa, pois marca a primeira vez que uma equipe brasileira se torna campeã mundial na modalidade. O feito ganha ainda mais relevância por se tratar de uma equipe da categoria de base, o que mostra o potencial das novas gerações e reforça a importância de investir na formação de jovens atletas. Esperamos que esse resultado seja um marco, chamando a atenção das entidades esportivas e autoridades competentes para valorizarem a base, que é, sem dúvida, o alicerce e o futuro da alta performance no esporte brasileiro — destacou.