Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Os casos de esporotricose estão preocupando moradores do bairro Perequê-Açu. A doença, causada pelo fungo Sporothrix spp, já foi identificada em 20 gatos da região e pode ser transmitida para os seres humanos.
Com os relatos recebidos, a Rádio Costa Azul entrou em contato com a Prefeitura de Ubatuba. A administração explicou que a unidade de Vigilância em Zoonoses monitora os casos da doença no município e encaminha os veterinários em caso de denúncias. “No momento, estão sendo atendidos pela UVZ 20 gatos do Perequê Açu. O atendimento é feito através de denúncia/agendamento. O veterinário vai até o local, coleta material para diagnóstico, acompanha o caso até a alta com retornos mensais e disponibiliza a medicação para o tratamento. Esse trabalho é realizado em diversos bairros”, disse por meio de nota.
O fungo, causador da doença, é presente na natureza, principalmente em ambientes úmidos, mas consegue sobreviver a temperaturas elevadas. Os gatos que transitam livremente entre casas e ambientes externos ficam mais suscetíveis ao contágio. Pessoas e animais são contaminados por meio do contato direto com as lesões causadas pelo fungo.
O primeiro sintoma em gatos domésticos são as feridas com crostas e úlceras ou caroços que podem evoluir para fissuras abertas. Nos humanos, os machucados surgem no local arranhado ou mordido pelo gato infectado.