Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A estátua de São Pedro Pescador, localizada no mirante ao lado da ponte de acesso ao bairro Perequê-Açu, em Ubatuba, foi alvo de vandalismo no último sábado (19). A escultura havia sido recentemente restaurada pelo artista plástico Tiano Mendes, que voltou ao local para realizar a limpeza e já iniciou um novo processo de retoque da obra.
A peça, que homenageia o padroeiro dos pescadores, recebeu uma pintura especial com peixes típicos da região como bagre, tainha, robalo e amboré, uma forma simbólica de reverência à cultura caiçara. “Lavei a estátua e consegui remover parte das marcas da pichação, mas ainda ficou uma mancha. Esta semana farei um retoque com tinta e resina”, explicou Tiano.
Ele ressaltou que essa não foi a primeira vez que a imagem de São Pedro foi alvo de pichadores. “Desde a primeira restauração, já tive que refazer o trabalho diversas vezes por conta de vandalismo. Algumas fiz por conta própria e outras com apoio financeiro”, contou.
Apesar da iluminação no local ter sido reforçada recentemente, a população da região fala da necessidade da instalação de câmeras de segurança. “É uma área sensível, frequentada por moradores e turistas, e precisa de mais proteção. Precisamos respeitar mais nossos pontos turísticos”, disse um morador.
A Rádio Costa Azul entrou em contato com a Prefeitura de Ubatuba para saber se o local terá câmeras de segurança e a administração disse que estará na próxima fase do projeto. “Na primeira fase do projeto, o local não foi contemplado. No entanto, informamos que o estudo para a segunda fase está em desenvolvimento e o ponto poderá, sim, ser incluído. A intenção é ampliar a cobertura para a maior parte dos equipamentos públicos de grande circulação e relevância para a população”, disse.