Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Uma ação de fiscalização ambiental realizada na última sexta-feira (22) no bairro Casanga, em Ubatuba, desmontou construções clandestinas e constatou danos significativos à vegetação da Mata Atlântica dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Picinguaba. Mais de três mil metros quadrados de área de preservação ambiental foram desmatados.
A operação foi conduzida pela Polícia Militar Ambiental, em conjunto com a Fundação Florestal e apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura. No total, cinco locais foram vistoriados. Em quatro deles, as equipes encontraram edificações de madeira desabitadas, erguidas com eucalipto, vigas e tábuas. As construções, que somavam 64 m², foram demolidas imediatamente, conforme prevê a legislação ambiental.
As equipes também identificaram uma casa de madeira e alvenaria habitada em área de preservação permanente (APP). Nesse caso, foi lavrado Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 6.525, mas a demolição não foi realizada por se tratar de moradia.
Segundo o levantamento, a área degradada dentro da Unidade de Conservação soma 3.136 m² de Floresta Ombrófila Densa Secundária em estágio médio de regeneração, um dos ecossistemas mais ameaçados e valiosos da Mata Atlântica.
O acesso ao local representou um desafio: sem ruas oficiais, as equipes percorreram trilhas estreitas e íngremes, muitas delas abertas de forma clandestina para possibilitar futuras ocupações. Sem o uso de veículos ou máquinas, a demolição foi realizada com ferramentas manuais.
De acordo com a Polícia Ambiental, as construções foram erguidas sem licença e em desacordo com o plano de manejo da Unidade de Conservação, configurando infração à legislação ambiental.
Para o 1º Tenente PM Luan, operações como essa são fundamentais para conter a ocupação irregular e proteger o patrimônio natural. As autoridades reforçam que denúncias de crimes ambientais podem ser feitas anonimamente pelo telefone 190, disponível 24 horas.