Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Pesquisa aponta microplástico em em peixes de Ubatuba - Rádio Costa Azul FM Ubatuba

Pesquisa aponta microplástico em em peixes de Ubatuba

Um estudo da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba, apontou uma alta contaminação por microplásticos em peixes e praias de Ubatuba. Foram coletadas amostras das praias do Perequê-Açu e Barra Seca que continham contaminantes acima do considerado normal. A pesquisa foi publicada nesta sexta-feira (7) no periódico científico Neotropical Ichthyology.

Nas praias analisadas, havia contaminantes acima do considerado normal: 300 partículas por metro cúbico. Já entre os peixes, cerca de 38%, ou seja, 46 dos 120 indivíduos coletados, tinham contaminantes. Segundo a pesquisa, esse resultado evidencia como os moradores e os banhistas que visitam essas praias estão expostos às substâncias. A pesquisa de iniciação científica foi realizada por Esteban Nogueira, sob orientação de George Mattox, ictiólogo do laboratório de ictiologia.

Conforme a publicação, o estudo analisou amostras de água e de areia no verão e inverno de 2021. Em cada um dos locais, em diferentes períodos, foram coletados 20 peixes da espécie peixe-rei, comum e conhecida por ficar na zona de quebra-mar das praias. As amostras foram analisadas em laboratório para avaliar a presença das partículas plásticas.

Na Barra Seca, foram identificadas 490 partículas por m³, a maior quantidade de microplásticos detectada no verão daquele ano. Já no Perequê-Açú, foi detectado um total de 300 partículas por m³, também no verão. “A hipótese inicial era que o verão seria o período do ano com maior concentração de microplásticos em todas as praias amostradas, por ter maior concentração de turistas, mas como o estudo foi conduzido durante o período de quarentena imposto pela pandemia da Covid, isso pode ter influenciado as amostras”, informou o pesquisador à Folha de São Paulo.

Outro dado importante levantado pelo estudo é o aumento da temperatura da água, um fenômeno cada vez mais intenso, que acelera a absorção de toxinas nos microplásticos entre os animais marinhos.

Deixe seu comentário:

© Direitos reservados - Rádio Costa Azul FM Web Rádio administrável