Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Na manhã deste sábado (5), um pinguim apareceu na faixa de areia da Praia do Ubatumirim, em Ubatuba, surpreendendo moradores e turistas que estavam no local. O animal, visivelmente debilitado, foi resgatado por uma equipe do Instituto Argonauta.
Após avaliação inicial, o pinguim foi encaminhado ao centro de reabilitação, onde receberá os cuidados necessários. Iniciou a temporada de migração dos pinguins-de-magalhães, que ocorre entre junho e setembro. Vindos da Patagônia em busca de alimento e águas mais amenas, muitos acabam encalhando nas praias da região. Apenas nos últimos quatro dias, quase 70 pinguins foram encontrados no Litoral Norte, em Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela. Desses, apenas cinco estavam vivos e foram encaminhados para reabilitação na Unidade de Estabilização de São Sebastião e no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Ubatuba (CRD). Os demais foram encontrados mortos e devem passar por avaliação.
A coordenadora do PMP-BS, Carla Beatriz Barbosa, alerta sobre a importância do monitoramento contínuo da zona costeira e reforça que o aparecimento de juvenis debilitados é comum nesta época do ano.
A orientação é ao avistar um pinguim, não toque, não ofereça comida e não tente devolvê-lo ao mar. Mantenha distância e acione imediatamente os órgãos ambientais ou equipes de resgate especializadas.