Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Vereadores rejeitam pedido de informações sobre violência - Rádio Costa Azul FM Ubatuba

Vereadores rejeitam pedido de informações sobre violência

Um pedido de informações apresentado pelo vereador Pastor Sandro foi rejeitado pela maioria dos parlamentares na sessão ordinária desta terça-feira (25), na Câmara Municipal de Ubatuba, gerando forte repercussão entre representantes da sociedade civil. A solicitação buscava transparência sobre os índices de criminalidade no município, especialmente os relacionados a furtos, violência contra a mulher e feminicídio, além de questionar a atuação da Prefeitura e da Secretaria de Segurança Pública no combate à crescente onda de violência.

Seis vereadores votaram contra o requerimento, impedindo que a prefeitura e a Secretaria de Segurança prestassem esclarecimentos. O pedido se baseava no Artigo 141 do Regimento Interno da Câmara, combinado com o Artigo 13 da Lei Orgânica do Município, que garante à Casa Legislativa o direito de fiscalizar o Executivo e solicitar informações em prazo de até 15 dias.

Entre os questionamentos do pedido estavam: dados sobre ocorrências policiais registradas nos últimos 12 meses; levantamento de crimes contra as mulheres, como violência sexual, patrimonial e feminicídio; existência de relatórios elaborados pela Secretaria em parceria com a Polícia Militar e Civil e informações sobre projetos em andamento ou previstos para o reforço da segurança pública.

A rejeição da proposta provocou a imediata reação do Instituto Todas Por Uma, que emitiu uma nota de repúdio contundente à decisão da maioria dos parlamentares. A entidade acusou os vereadores contrários ao pedido de optarem pelo “silêncio diante da dor das mulheres” e de “esconderem dados e impedir o debate”.

Como votaram os vereadores

Votaram a favor do pedido de informação: Adão Pereira (PSB), Jaque Dutra (PSB) e Sandro Anderle (MDB). Votaram contra o pedido: Ceará (MDB); João Maziero (PSB); Manuel Marques (PL); Rogério Frediani (PL); Silvinho Brandão (PL) e Pastor Sérgio Alves (DC).
O presidente da Câmara, Gady Gonzales (MDB), não vota.

Deixe seu comentário:

© Direitos reservados - Rádio Costa Azul FM Web Rádio administrável